O momento da aposentadoria é uma transição delicada que requer preparação, reflexão e superação de diversos desafios. A expectativa de vida tem se estendido até perto dos 100 anos, com cada vez mais saúde e produtividade.
Portanto, há a necessidade de se rever os parâmetros de aposentadoria aos 60 anos, principalmente num contexto sócio econômico e de previdência que não provê as condições necessárias para o afastamento do trabalho.
O coaching de pós-carreira ajuda o profissional a se preparar para o futuro, a re-significar os preconceitos sobre aposentadoria e velhice. É possível começar uma nova vida aos 60 com qualidade de vida. Para isso é preciso se preparar. Saúde, Finanças, Estruturação do Tempo, Propósito, Relacionamentos Sociais e Familiares, Produtividade e Espiritualidade são temas trabalhados no coaching de pós-carreira.
É preciso olhar para o passado, para a biografia o que foi construído, os momentos de desafio, quedas e superações. Os momentos de êxitos, encontros, desencontros. Interesses, habilidades às vezes esquecidos e que podem ser acordados e utilizados novamente. O coaching ajuda a valorizar e dar significado para essas experiências.
Também é importante olhar para o presente o cenário atual, o que já está conquistado e o que precisa ainda ser feito e planejar o futuro. É muito comum, ao se pensar no futuro, usar o passado como referência: depois de 20 anos trabalhando num banco escolher ser consultor financeiro, mas essa é apenas uma das possibilidades, existem inúmeras outras.
Neste ponto, o coaching desafia o pensar “fora da caixa”, a criar protótipos para novas e estimulantes descobertas. Pode-se começar algo completamente novo.
O acompanhamento das experiências, a construção de planos de ação, metas, avaliação de resultados e aprendizados no diálogo do coach com o cliente vai fortalecendo o propósito e amadurecendo as decisões que preparam os novos caminhos.
O cliente pode confrontar seus medos, preconceitos, inseguranças e descobrir forças para superar as dificuldades, criar novos comportamentos que favoreçam o sucesso de seus planos.
Finalizo com esta frase de Saint Exupery, “o futuro não é um lugar aonde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quanto o destino”.
ความคิดเห็น